Tenho presenciado inúmeras discussões a respeito do canal de vendas e-commerce. São franqueados incomodados, sentindo-se lesados por uma concorrência interna e desleal, enquanto os franqueadores defendem que o varejo é multicanal e, como tal, deve acompanhar as novas tendências de abordagem do público consumidor, inclusive através das faladas redes sociais.
Cada um tem sua visão particular, mas o que é mais importante refletir é que os tempos de hoje não permitem posições estanques. Temos que estar sempre alertas e prontos para mudanças. As vendas pela web superam todas as expectativas, avançando para um crescimento de 30% em 2011. É fato notório, que não pode nem deve ser desprezado. É importante as redes de franquia estarem alinhadas a respeito. Como a marca pode possuir um canal de vendas por web que não incomode (nem que seja psicologicamente) a sua rede de franquias? Existem várias formas para isso. Vamos colocar a cabeça para pensar e criar regras que comportem as necessidades e os anseios dos nossos companheiros de jornada, nossos estimados franqueados!
Quando iniciei minha carreira como advogada especializada em franchising, há 20 anos, optei pela consultoria jurídica preventiva, que procura manter a rede livre de problemas. Descomplicar também foi a intenção quando lancei meu primeiro livro, o “Franchising na Alegria e na Tristeza”. Por este blog, transmitirei informações sobre o que observo no cotidiano do meu trabalho, das redes que me dão a honra de contribuir para seu crescimento e dos eventos e demais atividades das quais participo.
bem vindo
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