Ontem, foi anunciado que o Grupo Multi, dono de marcas como Wizard, Skill, SOS Computadores, Microlins e BIT Company, adquiriu a rede Yázigi por R$ 100 milhões. Trata-se do caso mais emblemático das aquisições no sistema de franchising brasileiro: pouco a pouco, o Grupo Multi está comprando seus concorrentes.
As incorporações são peculiares, sendo que a maior dificuldade reside na conjunção de diferentes culturas e filosofias de trabalho. Para os franqueados, o maior desafio está na aceitação de um futuro que lhes é imposto, uma vez que a sua visão é restrita a sua própria unidade. Diferentemente de um acionista, o franqueado não pode simplesmente vender o seu negócio quando o franqueador decide se aliar com outra marca. As incertezas geram insegurança e perda de confiança no negócio. Obviamente, esta é apenas uma fase, que tende a ser ultrapassada em pouco tempo, caso seja bem administrada pelo novo grupo franqueador. O que presencio é que esta é um período que pode ser menos doloroso e mais benéfico com a participação ativa dos franqueados. Isso é de extrema importância para assegurar a adesão da rede ao novo ambiente criado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário