Final de ano nas redes franqueadoras inclui, na maioria das vezes, uma convenção com toda a rede franqueada. É um dos momentos mais importantes do ano, já que a convenção promove a integração dos franqueados com a franqueadora. É uma boa oportunidade para alinhar um horizonte comum para a rede em termos de futuro para a marca no mercado. Percebo que as convenções procuram tratar de assuntos de interesse geral: retrospectiva do ano anterior, números e dados das lojas da rede, apresentação do planejamento estratégico para o próximo ano, apresentação de novas parcerias e inovações, entre outras atividades. Porém, vejo que também é importante que seja aberto um espaço para os franqueados se manifestarem a respeito de alguns assuntos relevantes ao sistema de franquia.
Após acompanhar diversas convenções, chego à conclusão que é imprescindível apostar em jogos interativos como forma de treinamento, organizar dinâmicas e atividades lúdicas. É possível estabelecer uma forma de trabalho produtiva, com alegria, brincadeiras e muita motivação. Só evite trazer à tona assuntos pontuais das franquias, que não dizem respeito a toda a rede. Assuntos polêmicos, se existentes e carentes de discussão plenária, devem ser tratados de uma forma organizada e amistosa: caso contrário, a atmosfera saudável e alegre pode se desfazer, dando espaço a hostilidades.
Mel, excelente o blog.
ResponderExcluirQuero acrescentar que, nas experiências que tenho o mais bacana é propiciar momentos em que o franqueado possa falar.
Ele precisa disso e adora quando isso é feito em situações como a convenção.
Tô por aqui... abraço enorme