bem vindo

..

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Código de Ética é adotado por franqueadoras

Muitas franqueadoras com as quais conversei nos últimos eventos que reuniram o franchising brasileiro afirmaram adotar códigos de ética para suas redes. O instrumento é imprescindível para que a relação entre franqueador e franqueado seja saudável, já que pauta princípios e condutas éticas que devem ser seguidos.

O Código de Ética, em geral, envolve aspectos relativos à proteção da marca, vendas ativas fora do território, relacionamento com outros franqueados e consumidores, propaganda e marketing. A criação desse importante instrumento não está prevista na Lei de Franchising. No entanto, uma vez criado, ele deve ser anexado ao contrato de franquia. Por não se tratar de um documento jurídico, a linguagem do Código de Ética tem de ser coloquial e objetiva. O documento é um instrumento também fiscalizador, uma vez que monitora todas as ações da rede, evitando canibalismo, danos à imagem da marca e invasão de território, entre outros possíveis problemas. Vale a pena apostar nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário