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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Expansão internacional 1

Expandir uma franquia brasileira para mercados externos exige prospecção do destino escolhido, tanto ao nível de negócios como de legislação local, inclusive no que diz respeito à regulamentação sanitária. Para exportar uma marca, é preciso que ela tenha conquistado, no Brasil, solidez financeira e de estrutura de organização.

Com estrutura garantida a partir de análise adequada, é preciso que o franqueador siga o próximo passo: prospectar os mercados nos quais deseja se instalar, além de possíveis parcerias externas. Pelo histórico de muitas marcas, sabe-se que um máster-franqueado que já seja pessoa jurídica estabelecida é uma garantia a mais. Hoje, a internet facilita muito a busca por mercados com bons nichos e empresas estruturadas que possam investir na marca brasileira no exterior. Aconselho a procura por mercados como Europa, América do Sul, Ásia e África. Após uma pesquisa virtual, o ideal é proceder pessoalmente a estudos locais, acompanhado de assessores especializados. Mapear a região exige averiguação das fontes de consumo, do público-alvo – inclusive quanto a hábitos e costumes –, da penetração de mercado e também da concorrência.

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